Reunião realizada em 29 de novembro, que contou com as Participações da ONG Chão Caipira, tomador de recursos para elaboração e produção do Plano de Educação Ambiental da Bacia do Paraíba do Sul, representada por Carlos; e do Instituto Fauser, executor do Plano e responsável pela apresentação do processo e dos resultados preliminares das pesquisas realizadas junto a Câmara Técnica de Educação Ambiental, representado por Amely e Renê.
No primeiro item de pauta, após as apresentações dos participantes, o Instituto Fauser, por meio do técnico Renê costa, apresentou o Plano de Educação Ambiental da Bacia do Paraíba do Sul, retomando tópicos da apresentação anterior, como objetivos, metodologia, etapas, instrumentos de pesquisa, e expondo para os participantes o processo e os resultados preliminares da pesquisa obtidos e analisados até o presente momento. Foram visitadas 28 prefeituras e realizada uma reunião de compartimento, com a presença de representantes das Prefeituras de Paraibuna, Santa Branca, Jambeiro e Guararema. As visitas às prefeituras fazem parte da etapa de diagnóstico e visam conhecer as Políticas Estruturantes de Meio Ambiente e de Educação Ambiental da Administração Pública Municipal por meio de entrevistas com Prefeitos e funcionários das áreas de meio ambiente e de Educação Ambiental. A reunião de Compartimento, realizada em 28/11, visou levantar a situação da Educação Ambiental nos territórios municipais das Prefeituras citadas. Temos 20% dos questionários de pesquisa respondidos pelas Prefeituras, dando uma ideia muito parcial da Educação Ambiental desenvolvida na Bacia. Em seguida apresentamos a Plataforma Interativa, em processo de implantação, e realizamos o acesso à plataforma com os participantes da reunião. Abrimos para debate: os questionamentos foram sobre a Educação Ambiental realizada pelas Prefeituras. Destacamos que fomos bem recebidos pelas Administrações e que as análises preliminares das entrevistas mostram nas Prefeituras de menor porte (de uma forma geral) ausência de estruturas institucionais de Educação Ambiental e, consequentemente dificuldades para a elaboração de programas e projetos de Educação ambiental.
Terminando a nossa apresentação seguiu-se a reunião da Câmara com a discussão da pauta programada.