Return to site

Prefeitura de Guararema implanta Coleta Seletiva

· Notícias

Reunião realizada entre prefeitura de Guararema e Instituto H&H Fauser em 28 de novembro teve como objetivo apresentar o projeto PEAMS e conversar sobre iniciativas ambientais do município. O encontro teve presença do Prefeito e um representante do Meio Ambiente.

broken image

Em relação à Política de resíduos, a Prefeitura apresenta Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A Prefeitura é responsável por todas as ações do programa de Resíduos, indo da coleta (por meio de caminhões próprios) até a deposição no aterro (administrado pela Prefeitura). A Prefeitura implantou o programa de Coleta Seletiva com a participação de uma cooperativa de triagem (são 19 cooperados). A prefeitura forneceu maquinário e caminhões para a cooperativa e o pagamento por serviços ambientais. A coleta vem se ampliando: começou pelos prédios da administração pública e pelo bairro central e se estendeu para os bairros do entorno. Há um trabalho informativo sobre a coleta realizada junto aos moradores da área realizada pela Cooperativa.

Nos bairros centrais há coleta e tratamento de 100% do esgoto. O desafio é realizar a coleta e tratamento nos bairros irregulares que se formaram na periferia da cidade.

A Educação Ambiental é realizada, sobretudo pela Educação formal. O Município implantou uma fazenda onde se realiza atividades de horta e composteira. O principal tema abordado é a alimentação.

broken image