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Projeto Político Pedagógico (PPP): entenda.

O PEAMS como um PPP, o caminho escolhido para executar e educar ao mesmo tempo.

· Comitê de Bacia

“Não basta criar um novo conhecimento, é preciso que alguém se reconheça nele. De nada valerá inventar alternativas de realização pessoal e coletiva, se elas não são apropriáveis por aqueles a quem se destinam”. (Souza Santos)

O PEAMS (Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social) é um projeto do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), pensado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS). 

A elaboração do PEAMS tem a forma de um Projeto Político Pedagógico (PPP):

“Projeto” porque tem metas.

“Político” porque deve ser coerente com os as decisões e compromissos do coletivo.

“Pedagógico” porque deve ser formador para os participantes através de vivências educativas organizadas.

As bases teóricas e metodológicas para a formulação de todas as etapas do PEAMS: diagnóstico, prognóstico e plano de ação da Educação Ambiental e Mobilização Social do território da Bacia devem ser em PPP porque acreditamos que esse é o melhor caminho. 

O Projeto Político Pedagógico (PPP), em si, consiste na formulação de uma proposta de educação ambiental para todos que participam, e mostram as bases conceituais e políticas que o PEAMS possui: o fazer pedagógico durante sua operacionalização.

Portanto, a elaboração do PPP do PEAMS nos remete ao tratamento e aos fundamentos de princípios, diretrizes, objetivos e conceitos da Política de Educação Ambiental (PNEA) e do fazer pedagógico para avaliar a situação da Educação Ambiental no território e elaborar propostas e estratégias visando a sua operacionalização. O PPP expressa a intencionalidade do projeto pedagógico vinculado a um projeto de mundo. O projeto de mundo é o futuro a ser construído pelo comprometimento e operacionalização da ação a partir de uma dada realidade (situação).

O PPP é constituído por três eixos integrados e articulados: o eixo conceitual, o eixo situacional e o eixo operacional. 

Quando perguntamos “Qual a educação ambiental que temos?”, buscamos identificar o eixo situacional e também o eixo conceitual, um diagnóstico.

Quando perguntamos “Qual a educação ambiental que queremos?” buscamos construir o eixo conceitual e o eixo operacional, um futuro ou “cenário” desejável, um plano de ação.

Agora contamos com a participação de todos para enriquecer o eixo conceitual. E isso pode ser feito com a sua participação na plataforma!

O eixo conceitual será composto pelos sonhos que desejamos vivenciar, maneiras ideais de se relacionar, os sujeitos que devemos ser, fundamentos, concepções, políticas públicas e referenciais teóricos que devem inspirar e provocar as práticas educativas e de mobilização social apresentadas no eixo operacional do PEAMS.

Para embasar a discussão e formulação do eixo conceitual do PPP levantamos algumas questões:

A Educação Ambiental deve se alinhar à um modelo de desenvolvimento sustentável?

Como articular o fazer pedagógico às ações de participação e mobilização?

Como desejamos a Participação e a Mobilização social?

Como integrar o PEAMS ao Plano da Bacia UGRHI-PS?

E por último se refere à ação de avaliar e monitorar o Plano de Ação.

Vamos, nesse espaço, mostrar a cara do nosso PPP.