Return to site

Pró-Espécies seleciona consultoria para assessoramento na elaboração do PAT Espírito Santo – Aberta

Créditos da imagem: Michel Gunther / WWF

· Notícias

Participe da seleção para assessoramento do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Espírito Santo (IEMA-ES) na elaboração do Plano de Ação Territorial do Território “Espírito Santo” (PAT Espírito Santo), no âmbito do Projeto “Pró-espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção tem como um dos objetivos no seu Componente 1 elaborar Planos de Ação Territoriais (PAT) contemplando as espécies Criticamente em Perigo (CR) que não contam com instrumentos de conservação ou em Unidades de Conservação (UCs) das listas nacional e estadual.

Os planos de ação com abordagem territorial contemplam a proteção de espécies ameaçadas de diferentes grupos taxonômicos da fauna e da flora, considerando o ambiente em que as espécies vivem, os aspectos socioeconômicos da região e o envolvimento de atores locais. Para tanto, se faz necessário o apoio aos estados na elaboração dos referidos planos para os territórios já escolhidos pelo projeto onde ocorre o maior número dessas espécies. Por esse motivo, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA) foi convidado a participar do Projeto Pró-Espécies.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Os proponentes devem enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até o dia 28/07/2020. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

O período estimado da consultoria será de 150 dias (de agosto a dezembro de 2020).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser esclarecidas até o dia 21/07/2020 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK