No dia 23 de Setembro aconteceu a Vigília da Primavera em Areias, onde ocorreu a atividade Diálogos Ambientais, que teve como foco apresentações de projetos e discussões referentes à Nascente do Rio Paraíba do Sul. O evento foi um dos de grande importância para o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS).
No primeiro item da pauta, o professor Lázaro (nosso Zé do Paraíba), principal mobilizador do evento, recuperou a História das principais ações de Educação Ambiental e Mobilização Social dos anos 2000 até o presente momento.
No segundo item, o Pesquisador José Luis, do Instituto Florestal, apresentou os estudos para a criação do Parque Estadual para a área das Nascentes, cabeceira do Rio Paraitinga.
No terceiro item da pauta, o Técnico da CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) apresentou o estado da arte para a criação da RPPA (Reserva Particular de Proteção Ambiental) para as Cabeceiras do Paraitinga. A CEIVAP liberou recursos para a realização dos estudos e viabilização dos documentos para a legalização da criação da
Reserva.
Após essas apresentações, propôs-se o acompanhamento da criação da RPPA, caso não haja continuidade da RPPA, encaminhar Proposta de criação do Parque Estadual a SMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) com a mesma área da RPPA. Simultaneamente às demais propostas, decidiu-se também pela criação da Unidade de Conservação Monumento Natural no
município de Areias. A conservação Monumento Natural será encaminhada como proposta ao Governo Municipal de Areais.
No evento o Instituto H&H Fauser expôs o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Ambiental (PEAMS) que está sendo patrocinado/financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A atividade contou com a presença de instituições públicas e privadas da região do Vale do Paraíba.