Return to site

Aparecida tem uma Lei de Educação Ambiental - 3941/2014.

· Notícias

Foi realizada primeira reunião entre prefeitura de Aparecida e Instituto H&H Fauser no dia 19 de novembro, que teve como objetivo apresentar o projeto PEAMS e saber sobre iniciativas de Educação Ambiental no município. A reunião contou com a presença de José Benedito Angelieri, Secretário de Meio Ambiente; Isaac Willian Moreira Barros, Estagiário; Clarissa Soares,

Engenheira do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto); Patrícia Maria dos Santos, Técnica de Enfermagem do SAAE; Alan Dias Rodrigues, Engenheiro do SAAE; Ederson J. C. Silva, Diretor de Coordenação Pedagógica; e Roberto Gonçalves Dutra.

broken image

Depois da apresentação do projeto PEAMS, a prefeitura apresentou dados sobre iniciativas de Educação Ambiental no município.

O Secretário de Meio Ambiente enfatizou a importância de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) que será oficializada em breve como espaço de Educação Ambiental. 

O ativista Roberto Gonçalves Dutra evidencia a necessidade de apoio a Associação Responsável pela Proteção Animal de Aparecida (ARPAA) para colocarem em prática o projeto de diagnóstico, tutela responsável e criminalização do abandono e maus-tratos, que foi pensado pelo grupo.

Também citaram o primeiro passo para fortalecer a Educação Ambiental em Aparecida, que foi a construção da legislação municipal 3941/2014

Além dessas iniciativas, promovem a Semana da Água e possuem Plano Municipal de Saneamento, no entanto, o município não possui efetivamente o tratamento de esgoto. Está sendo elaborado o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. 

Formaram o Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2018. E um instrumento muito utilizado pela prefeitura é o mapa de risco elaborado pelo Instituto Geológico, que também é educativo.

broken image