Return to site

Aconteceu 9° Módulo do Curso de Gestão e Educação Ambiental em Paraibuna

· Notícias

Tema abordado foi Água e Solo

Em 19 de outubro de 2019, realizou-se em Paraibuna-SP o 9° Módulo do curso itinerante de Gestão e Educação Ambiental da Câmera Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS). Na parte da manhã o curso aconteceu na Casa da Agricultura, o tema abordado foi “Água e Solo”, que contou com a palestra do Eng. Rodolfo César. Também esteve presente o Biólogo MSc. e doutorando pela Universidade de São Paulo, Lucas de Camargo Reis, que palestrou sobre “Pagamento por Serviços Ambientais”.

broken image

Após as palestras, Pedro Barbosa (Educador Ambiental e Empreendedor) e Elaine Nogueira (Turismóloga e Professora), falaram sobre os projetos “Viveiro Escola Raiz do Aprender” e Prática de Educação Ambiental na formação de multiplicadores do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

broken image

No período da tarde, o grupo realizou uma visita ao Rancho Vale da Fartura, onde almoçaram e também experimentaram variedades de sucos de frutas nativas.

broken image

Em seguida, fizeram uma visita ao Sítio do Bello, que contou com a Monitoria PJ-MAIS Paraibuna.

broken image

E por fim, houve uma visita ao Sítio do Jotinha, cujo proprietário é José Joaquim. O sítio tem como destaque a fabricação do melado e outros derivados da cana de açúcar.

broken image
broken image