Return to site

1ª Reunião de apresentação do projeto de elaboração do PEAMS Paraíba do Sul

O projeto de elaboração do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba da Sul foi apresentado pela primeira vez a Prefeitura de Paraibuna-SP, Alto Paraíba do Sul.

· Notícias

Primeiramente, a coordenadora do PEAMS (Amely Fauser) e uma das Fundadoras do Instituto H&H Fauser (OSCIP que executa o PEAMS) sugeriu uma rodada de apresentação dos participantes e a seguir contextualizou a exigência de realização do Plano, apresentou os objetivos e as etapas metodológicas. Em seguida os participantes foram incentivados a relatar as experiências com educação ambiental em cada um dos setores.

A profissional do Sindicato Rural relatou que há demanda da população em obter informações sobre legislação e licenciamentos rurais e que as pessoas têm buscado equivocadamente o local para sanar dúvidas. A mesma indica que eles procurem a Casa da Agricultura.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realiza cursos de diferentes temas, de acordo com a procura feita pela população no ano anterior.

Foi identificado dentro dos projetos da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva” o trabalho da Comissão de Patrimônio, que aborda a preservação de arquiteturas históricas, da cultura caipira e da paisagem. Também há o movimento para a construção do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, como lembrou o Advogado Jonatas da Diretoria de Planejamento. Em projetos decorrentes de algumas oficinas são trabalhados temas da cultura local.

Jonatas disse que há um Plano de Saneamento que não corresponde à realidade do município e precisa ser refeito.

broken image

Da Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Paraibuna, foi identificado o trabalho de coleta seletiva de pilhas e óleo, mas a profissional do setor relatou que esse não é um programa oficial, é esporádico. Também disseram que disponibilizariam dados antigos do Município Verde Azul (o município não participa atualmente). A Diretoria atende a pedidos das escolas para atividades pontuais de EA.

Do Prefeito foram ouvidos relatos sobre o projeto mais recente financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), que tem como objetivo canalizar o córrego Lava-pés, afluente do Paraíba do Sul. Durante a conversa, foi citado outro projeto mais antigo, de outra gestão, também financiado pelo FEHIDRO, para produção de material (folder) sobre reciclagem.

Ao final, ficou acordado que duas profissionais da Diretoria de Agricultura (Vitória e Heloíza) acompanharão o PEAMS no município e enviarão dados à equipe do Instituto H&H Fauser, além de dar o feedback sobre o procedimento de preenchimento dos instrumentos de coleta de dados.

broken image