Três municípios da Bacia do Paraíba do Sul se destacam no ranking do Município VerdeAzul
Três municípios da Bacia do Paraíba do Sul se destacam no ranking do Município VerdeAzul
Nessa quinta-feira, dia 5 de março, o governador João Dória premiou com o Troféu Franco Montoro, os municípios melhor colocados no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Três deles estão localizados na nossa Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul: Guararema, Taubaté e São José dos Campos.
O ranking é um dos dados do levantamento para o diagnóstico da Educação Ambiental que norteará o futuro Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS), que estamos desenvolvendo para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
GUARAREMA
Pelo sexto ano consecutivo Guararema se mantém como o melhor colocado na Bacia ficando na 21ª posição do ranking, com 90,70 pontos, resultado que se deve à evolução das políticas públicas ambientais adotadas no município, destacando-se iniciativas como a inauguração da Escola da Natureza, a implantação do Espaço Árvore em mais de 60% dos prédios públicos; ampliação da Coleta Seletiva e implantação de 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) em diversos pontos do município, alcançando a média mensal de 60 toneladas de lixo reciclado.
TAUBATÉ
O município atingiu sua maior pontuação (87,76), conquistando o 45º lugar na premiação desse ano. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, de Arborização Urbana e de Controle de Erosão, além de mapeamentos, ações da coleta seletiva e de educação ambiental, qualidade na gestão dos resíduos sólidos e do saneamento básico, implantação das usinas de tratamento de resíduos da saúde e de compostagem de resíduos orgânicos, além da iluminação de LED.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
São José dos Campos ficou na 138ª colocação, conquistando a Qualificação destinada a municípios que obtiveram nota entre 60 até 79,99 pontos. O município tem diversas ações e programas focados na sustentabilidade destacando-se o Observa, programa desenvolvido para controlar o uso e a ocupação do solo, uma inovação no monitoramento por meio do uso de tecnologias como satélites, drones e softwares aliado à inteligência no combate ao crime ambiental.



