Return to site

Três municípios da Bacia do Paraíba do Sul se destacam no ranking do Município VerdeAzul

· Notícias

Nessa quinta-feira, dia 5 de março, o governador João Dória premiou com o Troféu Franco Montoro, os municípios melhor colocados no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Três deles estão localizados na nossa Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul: Guararema, Taubaté e São José dos Campos. 
O ranking é um dos dados do levantamento para o diagnóstico da Educação Ambiental que norteará o futuro Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS), que estamos desenvolvendo para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.  
GUARAREMA
Pelo sexto ano consecutivo Guararema se mantém como o melhor colocado na Bacia ficando na 21ª posição do ranking, com 90,70 pontos, resultado que se deve à evolução das políticas públicas ambientais adotadas no município, destacando-se iniciativas como a inauguração da Escola da Natureza, a implantação do Espaço Árvore em mais de 60% dos prédios públicos; ampliação da Coleta Seletiva e implantação de 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) em diversos pontos do município, alcançando a média mensal de 60 toneladas de lixo reciclado.
TAUBATÉ
O município atingiu sua maior pontuação (87,76), conquistando o 45º lugar na premiação desse ano. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, de Arborização Urbana e de Controle de Erosão, além de mapeamentos, ações da coleta seletiva e de educação ambiental, qualidade na gestão dos resíduos sólidos e do saneamento básico, implantação das usinas de tratamento de resíduos da saúde e de compostagem de resíduos orgânicos, além da iluminação de LED. 
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
São José dos Campos ficou na 138ª colocação, conquistando a Qualificação destinada a municípios que obtiveram nota entre 60 até 79,99 pontos. O município tem diversas ações e programas focados na sustentabilidade  destacando-se o Observa, programa desenvolvido para controlar o uso e a ocupação do solo, uma inovação no monitoramento por meio do uso de tecnologias como satélites, drones e softwares aliado à inteligência no combate ao crime ambiental.

broken image
broken image
broken image
broken image