Reuniões virtuais com membros da câmara técnica debatem Plano de Ação do PEAMS
Reuniões virtuais com membros da câmara técnica debatem Plano de Ação do PEAMS
ENCONTROS TÊM OCORRIDO SEMANALMENTE PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E AJUSTES DE DIRETRIZES, PRIORIDADES E DO MARCO OPERACIONAL DO PLANO
ENCONTROS TÊM OCORRIDO SEMANALMENTE PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E AJUSTES DE DIRETRIZES, PRIORIDADES E DO MARCO OPERACIONAL DO PLANO
Estabelecer as diretrizes e as prioridades e debater os eixos que sustentarão políticas futuras de gestão de recursos hídricos no território têm sido o objeto de uma série de encontros virtuais entre membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias do Paraíba do Sul (CTEAMS-PS) e a equipe técnica que trabalha na elaboração do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS) que também orientará futuramente a aplicação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) nos 34 municípios da parte paulista da Bacia.
Baseados nos dados e informações colhidos durante a fase de diagnóstico do projeto foram estabelecidos quatro eixos que constituem o marco operacional do PEAMS: Políticas Estruturantes (Eixo 1), Educação Ambiental na Educação Formal (Eixo 2) Espaços Educadores (Eixo 3) e Políticas de Educação Ambiental do CBH-PS (Eixo 4).
Desses, os eixos 1 e 4 já foram debatidos e definidas as ações a serem desenvolvidas em relação às questões levantadas no diagnóstico, com seus respectivos objetivos, metas, grau de prioridade, indicadores e prazos para que possam ser implementadas. Os debates têm sido realizados semanalmente.
“Estamos trabalhando conjuntamente, debatendo cada ponto com a câmara técnica, o que permite maior fluidez no processo, enriquecendo o debate”, afirma a coordenadora técnica do PEAMS, Amely Fauser, do Instituto Fauser.
DIRETRIZES E PRIORIDADES
Ainda nessa fase de construção conjunta do Plano, os técnicos do Instituto Fauser, responsáveis pelo projeto, e os membros da CTEAMS-CBH - PS também definiram quais devem ser as prioridades e diretrizes do PEAMS. Essas definições, no entanto, deverão posteriormente ser ratificadas pelo plenário do Comitê de Bacias.
Entre as diretrizes pactuadas nesse diálogo está a orientação de que a iniciativa deve se basear “pela concepção de uma Educação Ambiental Cidadã, emancipatória e fundamentada no fazer pedagógico problematizador, dialógico, democrático e crítico” e ainda “estimular a comunicação e formação de redes para intercâmbio de conhecimentos, práticas, vivências e experiências em Educação Ambiental e Mobilização Social”.
O PEAMS, que teve início em setembro do ano passado, deverá orientar as diretrizes de atuação e até de financiamentos públicos no âmbito da Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba. O projeto é de iniciativa do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), através da sua Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS), com financiamento do Fehidro. O Instituto H&H Fauser é o executor do projeto, enquanto o Instituto Chão Caipira é o tomador do recurso.

