Return to site

Pindamonhangaba conta com Centro de Educação Ambiental

· Notícias

Ocorreu uma reunião entre a prefeitura de Pindamonhangaba e o Instituto H&H Fauser para apresentação do PEAMS e discutir sobre iniciativas de Educação Ambiental no município. Após a apresentação do projeto, a prefeitura levantou a informação sobre uma reestruturação administrativa que foi realizada em 2018, onde foi criada a Secretaria do Meio Ambiente.

broken image

A estrutura de Educação Ambiental ainda está inserida na Secretária de Educação, mas tem projeto de integração com a Secretaria do Meio Ambiente. O município possuí a Casa Verde, que é o Centro de Educação Ambiental e elabora o Programa de Educação Ambiental voltado para a Educação Formal. O espaço da Casa Verde recebe e realiza monitoria para estudantes da Rede Municipal de Ensino. No espaço, realizam atividades para abordar horta, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), compostagem e produção de composto, reciclagem e coleta seletiva.

A Prefeitura estabeleceu convênios com órgãos relacionados com a gestão da Bacia do Paraíba. Com a AGEVAP, estabeleceu convênio para a retirada de plantas macrófitas do Rio Paraíba. O Rio apresenta um trecho de 34 km dentro do município e o relevo plano mais as condições ambientais favoreceram a proliferação dessa planta que prejudica a qualidade da água e coloca em risco a estabilidade das pontes. Com o FEHIDRO, estabeleceu convênio para a elaboração de um Plano de Drenagem. O Plano de Macrodrenagem é condição para acessar recursos relacionados a intervenções no sistema de drenagem no município (exemplo, ampliação de ponte que represa água).

O Município tem Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, com coleta seletiva. No entanto, não existe uma iniciativa de Educação Ambiental articulada com essa ação. A coleta é realizada por uma empresa que transporta os recicláveis para a cooperativa de catadores.

A reunião contou com a participação de Jalissen Duarte, do Departamento de Convênios e Captação de Recursos.

broken image