Return to site

"Dedim de Prosa” agora

serão encontros virtuais

REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA PRIMEIRA FASE DO PEAMS, REUNIÕES AGORA VÃO SER RETOMADAS PELA INTERNET

· Notícias

Depois de concluir o diagnóstico sobre a Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba do Sul, aprovado na última sexta-feira, 8, pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS/CBH-PS), a equipe técnica do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS) vai agora retomar as reuniões de compartilhamento, chamadas de “Dedim de Prosa” - dessa vez por meio de videoconferências - para a formulação das diretrizes que vão compor o futuro Plano.

A nova forma de dialogar com a comunidade regional foi adotada para viabilizar a continuidade do projeto, considerando o isolamento social imposto pela pandemia da COVID 19, que não permite a realização de reuniões presenciais.

“Estamos nos adaptando a essa nova realidade, pois o projeto tem prazo para ser finalizado e a participação da comunidade não pode ser dispensada de forma alguma, principalmente agora que vamos discutir o cenário que queremos para o futuro da Educação Ambiental no território”, afirma a coordenadora do projeto, Amely Fauser.

Os encontros presenciais da primeira fase atingiram cerca de 200 participantes. Segundo Amely, “o desafio agora é mobilizar o máximo de participantes de toda região da Bacia Hidrográfica para essa segunda fase”.

DIAGNÓSTICO

O relatório apresentado pelos Institutos Chão Caipira e H&H Fauser, respectivamente tomador e executor do projeto, revela informações como o enquadramento das iniciativas de Educação Ambiental - se públicas ou privadas, formais ou não formais- o perfil do público envolvido, as principais fontes de financiamento, espaços utilizados e objetivos de cada tipo de ação, entre outras questões.

O resultado desta análise e seu embasamento teórico desenvolvidos pela equipe técnica do projeto foi elogiado pelos membros da CT-EAMS e de outras câmaras técnicas que participaram da videoconferência, sendo aprovado sem restrições.

As informações foram recolhidas em visitas às 34 prefeituras do território, na primeira fase dos Dedim de Prosa e na plataforma digital www.rioparahyba.com.br, onde foram cadastradas 158 iniciativas práticadas na Bacia. Depois de contabilizadas e analisadas todas as informações coletadas, a equipe técnica elaborou o relatório que agora servirá de base para o prognóstico e a elaboração do PEAMS. A plataforma, no entanto, continua aberta para o cadastramento de iniciativas, com a perspectiva de se tornar um banco de dados de boas práticas ambientais realizadas na Bacia.

Reunião em São Luiz do Paraitinga na primeira fase dos Dedim de Prosa, em fevereiro