Dados da plataforma “Pelas Águas do Parahyba” revelam cenário da Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba do Sul
Dados da plataforma “Pelas Águas do Parahyba” revelam cenário da Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba do Sul
Uma ampla visão do que tem sido feito em relação à Educação Ambiental nos municípios da região é o que revelam os dados coletados pelo nosso Mapa das Iniciativas, plataforma digital criada para levantar informações para o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PEAMS). Até a semana passada já haviam sido cadastradas 158 iniciativas.
Os dados demonstram que a maior parte das ações é desenvolvida pela sociedade civil, por meio de organizações não governamentais e outros tipos de organizações sem fins lucrativos ou por pessoas físicas: de 158 projetos da plataforma, 88 se enquadram nessa categoria e representam 56% do total.
Já o Poder Público, em especial prefeituras e escolas – apenas três particulares - respondem por 40%, o que equivale a 66 cadastros. A iniciativa privada é a menos presente, com apenas sete iniciativas ou 4%.
No geral são mais de 400 mil pessoas impactadas de alguma forma pelas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas nesse território, sendo 15.065 no meio rural e 391.276 nas cidades.
Os dados coletados pela plataforma foram tabulados e analisados pela equipe técnica do PEAMS e fazem parte da base de dados como um dos índices que fundamentam o diagnóstico, etapa que está em andamento. Na próxima etapa essas e outras informações servirão de subsídios para o diálogo com a comunidade visando construir democraticamente o futuro Plano.