Return to site

Dados da plataforma “Pelas Águas do Parahyba” revelam cenário da Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba do Sul

· Notícias

Uma ampla visão do que tem sido feito em relação à Educação Ambiental nos municípios da região é o que revelam os dados coletados pelo nosso Mapa das Iniciativas, plataforma digital criada para levantar informações para o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PEAMS). Até a semana passada já haviam sido cadastradas 158 iniciativas. 
Os dados demonstram que a maior parte das ações é desenvolvida pela sociedade civil, por meio de organizações não governamentais e outros tipos de organizações sem fins lucrativos ou por pessoas físicas: de 158 projetos da plataforma, 88 se enquadram nessa categoria e representam 56% do total. 
Já o Poder Público, em especial prefeituras e escolas – apenas três particulares - respondem por 40%, o que equivale a 66 cadastros. A iniciativa privada é a menos presente, com apenas sete iniciativas ou 4%.  
No geral são mais de 400 mil pessoas impactadas de alguma forma pelas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas nesse território, sendo 15.065 no meio rural e 391.276 nas cidades.
Os dados coletados pela plataforma foram tabulados e analisados pela equipe técnica do PEAMS e fazem parte da base de dados como um dos índices que fundamentam o diagnóstico, etapa que está em andamento. Na próxima etapa essas e outras informações servirão de subsídios para o diálogo com a comunidade visando construir democraticamente o futuro Plano.