Return to site

Curso online para cooperativas busca impulsionar projetos de desenvolvimento sustentável

· Notícias

A Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram no sábado (4) o primeiro de uma série de cursos online com o objetivo de fomentar projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cooperativas brasileiras.

O curso já está disponível na plataforma de Educação a Distância do Sistema OCB. Serão quatro cursos online, e a ideia é formar multiplicadores dentro das cooperativas e também em unidades do Sistema OCB para colocar em prática ações alinhadas às metas globais de desenvolvimento sustentável.

O lançamento ocorreu sábado (4), durante a celebração do Dia C – Dia de Cooperar, data em que se comemora também o Dia Internacional do Cooperativismo.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, reafirmou o compromisso do cooperativismo com os objetivos globais. “Nós nos aliamos à ONU e ao PNUD para conscientizar nossas cooperativas da importância da nossa atuação para o cumprimento da Agenda 2030.”

“De Norte a Sul do Brasil, realizamos centenas de projetos que fomentam a geração de emprego e renda, promovem a redução das desigualdades, estimulam educação de qualidade e promovem a sustentabilidade econômica, social e ambiental do nosso país.”

“Acontece que elas nem sempre percebiam o valor estratégico desses projetos e dessas ações comunitárias. Agora — ao saberem que o cooperativismo é parceiro dos 17 ODS —, elas estão mais atentas ao poder transformador de seus projetos”, ressaltou.

Para o assessor sênior do PNUD Haroldo Machado Filho, as cooperativas são um poderoso instrumento de aceleração do cumprimento das metas dos ODS, pela abrangência em larga escala e atuação direta na sociedade.

“As cooperativas são organizações que propiciam benefícios para a sociedade, sejam eles de ordem econômica, sejam de ordem social. E devido aos princípios e valores do cooperativismo, em especial o 7º Princípio – Interesse pela Comunidade, elas podem ser consideradas um instrumento de promoção do desenvolvimento local, uma vez que sua atuação, independentemente do segmento, contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades, tornando-as parceiras e multiplicadoras naturais dos ODS e da Agenda 2030”, disse.

A ideia do curso é mostrar que, a partir da Agenda 2030 e dos ODS, é possível identificar questões prioritárias para um processo de desenvolvimento em curto, médio e longo prazos; visualizar a prática dos ODS em uma realidade local e saber como trazer esses conceitos e práticas para o planejamento e o dia a dia da cooperativa.

Após iniciar o curso, que tem a carga de 8 horas, o participante tem até 30 dias para sua conclusão. O processo completo dá direito a certificado.

Os demais cursos da série estarão disponíveis na plataforma até setembro e tratarão das seguintes temáticas: Cooperativismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; O Cooperativismo de Crédito e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Como Desenvolver Projetos de Responsabilidade Social ligados aos ODS.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK