Return to site

“Aves de Redenção” mostra diversidade e importância das aves no equilíbrio ambiental

Exposição fotográfica

· Notícias

Acontece em Redenção da Serra nesta semana, de quinta-feira (dia 12), a domingo (dia 15), a Exposição “Aves de Redenção”, do fotógrafo Celso Custódio, como parte da programação da primeira edição da Expoart 2020, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura local e pelo Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho.  Na quinta e na sexta-feira, as 20 fotos ficam expostas na Escola Estadual Coronel Queiróz e no final de semana, a exposição será deslocada para a Praça 13 de Maio, no centro da cidade.
O fotógrafo redencense já registrou 160 espécies diferentes de aves no município, mas o total de espécies registradas é de 190 até o momento, uma vez que outras pessoas também já fizeram isso. O potencial do município, no entanto, segundo o fotógrafo, é grande se forem preservadas algumas áreas. 
Ele cita uma situação corrida em 2010 para reforçar a importância dessas aves no equilíbrio ambiental.  “Naquele ano houve às margens da represa de Redenção, um descontrole de uma espécie de caramujo. Talvez isso não tenha sido percebido pela população, mas aí entrou em cena o Gavião Caramujeiro, que é uma espécie migratória, que faz voos de busca em regiões alagadas para encontrar o seu alimento preferido, que são esses caramujos de agua doce”, conta Custódio. 
Como essa ave sempre passa pela região e ao perceber a grande oferta desse alimento quase que exclusivo delas, vários indivíduos permaneceram no município por alguns anos se alimentando de uma grande quantidade dos caramujos. “Com isso restabeleceu-se o equilíbrio novamente”.
Esses caramujos em descontrole são um problema de saúde publica, pois são vetores da Esquistossomose, doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo. 
“Essa situação ocorrida aqui em nosso município é um exemplo claro da importância das aves no equilíbrio do meio ambiente”, finaliza.

broken image