Return to site

Queluz inicia o reaproveitamento da poda de árvores e o PSA Municipal

· Notícias

No dia 19 de novembro foi realizada uma reunião entre o Instituto H&H Fauser e a prefeitura de Queluz. A reunião contou com a presença de Diana Dantas Rodrigues, Fiscal de Meio Ambiente; Cleusa Ferreira Pinto, Assessora de Turismo; Marco Sérgio B. Souza, Secretário de Meio Ambiente; Laurindo. J. S. Garcez, Prefeito. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto PEAMS e saber sobre iniciativas de Educação Ambiental no município.

broken image

Após a apresentação do projeto, a prefeitura de Queluz informou que tem Plano de Saneamento, de 70 a 80% do esgoto é tratado. Participam do Projeto de Olho na Água, promovido pela AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do sul), para professores da rede municipal e comunidade.

Relatam que há a necessidade de que as empresas façam o melhor diagnóstico das demandas reais para atuarem no município, a fim de evitar que os projetos das iniciativas privadas sejam desconectados. Outra observação é que alguns produtores familiares entregam verduras e legumes para as escolas, porém precisam de esclarecimento, capacitação e incentivo para migrarem para a produção orgânica.

A prefeitura também informou que retomou o projeto piloto de entrega voluntária (PEV) de eletrônicos e cogitam agregar os Agentes Ambientais Catadores, que são independentes. Uma iniciativa muito positiva da Prefeitura e que ainda está sendo aprimorada é o reaproveitamento da poda de árvores, embora este processo ainda precise de ajustes no operacional. Também estão iniciando o programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Municipal.

Já a causa animal tem sido abordada pelo Centro de Controle de Zoonoses, mas ainda não está em evidência.

Sobre o Turismo, está em andamento o projeto para o Município de Interesse Turístico. Como potencial Queluz menciona os roteiros turísticos da Pedra da Mina, Paredes Ocultas e entorno. Mostra a falta de envolvimento da Indústria Nuclear do Brasil, em Engenheiro Passos, distrito de Resende no Rio de Janeiro.

broken image