Return to site

Participe do "Dedim de Prosa" em São José do Barreiro-SP

5º Reunião de Compartilhamento PEAMS será realizada em São José do Barreiro-SP

· Notícias

São José do Barreiro recebe nesta quinta-feira , 13/02, o “Dedim de Prosa”, um encontro para o compartilhamento de experiências e expectativas em relação à Educação Ambiental e à Mobilização Social na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Trata-se de uma versão valeparaibana do “World Café”, experiência internacionalmente utilizada para a discussão e proposição de soluções, adotada pelos organizadores para diagnosticar o que já existe e para formular o cenário desejado, ou seja, o Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS), que possa efetivamente ser colocado em prática no âmbito desse território.

O projeto é do Comitê de Bacias do Rio Paraíba do Sul (CBH – PS), cuja responsabilidade de execução é do Instituto Chão Caipira e do Instituto H&H Fauser, ambos de Paraibuna, com financiamento do Fehidro. O objetivo é criar uma referência para o enfrentamento dos desafios socioambientais e de preservação dos recursos hídricos no território em referência.

Nessa primeira fase do processo que visa ter um diagnóstico que seja o reflexo do que é a realidade atual da Educação Ambiental e Mobilização Social no âmbito da Bacia. Já foram realizados encontros em Paraibuna (28/11), Guararema (03/02), São Luiz do Paraitinga (07/02) e Cachoeira Paulista (11/02). São José dos Campos e Taubaté serão as próximas cidades a receber o encontro, nos dias 17 e 19, respectivamente.

“Posteriormente, numa segunda fase programada para abril, será realizada outra rodada de discussões para acolher as sugestões quer definirão o cenário que queremos ver contemplado na última fase do projeto, quando será elaborado um Plano que seja efetivamente colocado em prática”, afirma a coordenadora do projeto, Amely Irmtraut Fauser.

Nos encontros no Vale Histórico, que envolverá todos os municípios da região, será apresentada também a plataforma “Águas do Parahyba”, ferramenta que está sendo utilizada para levantamento de dados de forma interativa com a comunidade, que por meio dela pode opinar sugerir e estabelecer as prioridades que julgar importantes.

broken image
broken image