Return to site

O que está acontecendo e como está o andamento do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba

· Notícias

Depois de sete “Dedim de Prosa”, reuniões de compartilhamento realizadas estrategicamente em municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a equipe técnica do Instituto H&H Fauser, responsável pela elaboração do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS), trabalha neste mês de março, na tabulação e organização dos dados coletados por meio de fichas, planilhas, formulários e anotações colhidas durante os processos.

Esses dados se juntam às informações recolhidas junto às prefeituras e às mais de 70 iniciativas já cadastradas na plataforma digital, para a elaboração do diagnóstico da Educação Ambiental praticada no território que orientará a formulação das diretrizes do futuro PEAMS. 

Nessa primeira fase, as reuniões, como um processo participativo na elaboração do PEAMS, também se estenderam às Câmaras Técnicas (CTs) do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), atendendo à uma demanda que veio dos seus próprios integrantes.

Para isso foram realizados “Dedim de Prosa” no final de janeiro e início de março, nas Câmaras Técnicas de Educação Ambiental e Mobilização Social e de Planejamento, de forma dinâmica e colaborativa, abertas também a visitantes.

Antes, em novembro, haviam sido realizadas visitas às prefeituras dos 34 municípios que compõem a Bacia, que também responderam na sua totalidade, a questionários apresentados pela equipe do projeto.

Na plataforma digital, criada para receber informações sobre ações de Educação Ambiental no território, realizadas por instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, coletivos, associações ou cidadãos, já foram cadastradas mais de 70 iniciativas. 

O PEAMS está sendo elaborado pelo Instituto H&H Fauser, tendo como proponente o Instituto Chão Caipira, ambos de Paraibuna, atendendo a uma demanda induzida do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), com financiamento do Fehidro.

broken image