Return to site

O que aconteceria se as abelhas fossem extintas em todo o mundo?

· Notícias

Quando falamos em abelhas, logo pensamos em três coisas: mel, colmeias e picadas doloridas. Mas esses pequenos insetos voadores vão muito além disso: são fundamentais para o processo de polinização de vegetais. Ok, essa não é uma função desenvolvida unicamente por abelhas, mas elas se destacam no trabalho. O problema é que, por mais que elas sejam importantes, a nossa espécie é a principal responsável por uma dura realidade: as abelhas estão desaparecendo.

E esse é um problema global: enquanto nos Estados Unidos o número de colônias do inseto caiu 52% entre 1957 e 2017, apicultores brasileiros encontram cada vez mais abelhas mortas por aí. Pesquisadores descobriram que, além das doenças e da redução do habitat das espécies, os agrotóxicos são um dos fatores que estão dizimando os bichinhos. Mas o que poderia acontecer caso as abelhas desaparecessem? É melhor se despedir de alguns de seus pratos preferidos ao se deparar com a resposta.

Adeus, mel e cera.

Uma consequência mais imediata desse cenário seria o desaparecimento de produtos como mel e cera. O mel surge depois que as abelhas coletam néctar de vegetais como flores e regurgitam essa substância dentro de favos feitos de cera no interior das colmeias. Esse "vômito" vira uma reserva de alimentos para larvas e também para períodos de escassez. A cera é produzida pelas abelhas a partir de glândulas no abdômen. Ambos os produtos são utilizados em diversas indústrias. Além do setor alimentício, o mel é usado em cosméticos e medicamentos. Já a cera, apesar de não ser usada como alimento, serve de matéria-prima para cosméticos e remédios.

Falta generalizada de alimentos

Não é apenas sem mel e cera que nós ficaríamos caso as abelhas desaparecessem da face do planeta. Na verdade, a agricultura seria diretamente impactada com a não-existência desses insetos. E isso vale especialmente para o cultivo de vegetais destinados à alimentação. De acordo com Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), das 100 principais espécies vegetais usadas como base para a produção de 90% da comida ao redor do planeta, 71 delas são polinizadas por abelhas.