Return to site

Diálogos entre Campos, Cidades e Florestas- Live da JURA (Jornada Universitária da Reforma Agrária).

Desafio da produção e distribuição de alimentos saudáveis no contexto da pandemia.

· Notícias

Não perca nessa terça-feira, dia 26/05, a primeira live da JURA (Jornada Universitária da Reforma Agrária).

Uma sociedade sustentável é uma sociedade que não contamina rios, nascentes, solo; que não destrói a fauna nem a flora. É uma sociedade que produz sem agrotóxicos, de forma agroecológica, promovendo relações humanas e com a natureza de forma justa e saudável para todas e todos.

E não dá para falar de agroecologia sem falar de reforma agrária, já que vivemos em um país patrimonialista e profundamente desigual, que concentra terras nas mãos de poucos. A agricultura familiar e camponesa quer terra para plantar! Se o campo não planta, a cidade não janta.

Além disso, a pandemia traz e escancara inúmeros problemas, dentre eles a dificuldade enfrentada pelos pequenos agricultores para escoar a produção agrícola ao mesmo tempo em que comunidades vulneráveis e periféricas sofrem com a fome, a falta de assistência e de políticas públicas.

Precisamos superar a dicotomia campo x cidade, incorporando as florestas, para continuarmos na construção de sociedades sustentáveis e resilientes. Venha dialogar conosco sobre isso e pensar nos caminhos a serem seguidos.

broken image