Return to site

Canas busca fortalecer identidade e economia sustentável através da Associação Roteiro Turístico da Fé

· Notícias

Em 21 de Novembro foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de Canas, a reunião contou com a presença do Chefe de Gabinete e da Secretaria da Agricultura.

A reunião teve como objetivo apresentar o projeto PEAMS (Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social) da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, a plataforma e os questionários.

Após as apresentações, a prefeitura de Canas levantou dados sobre ações ambientais no município.

broken image

A Secretaria do Meio Ambiente está, hoje, vinculada com o Setor de Obras, que não faz licenciamento e nem laudos técnicos, tudo é feito pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Até o momento o município não possui Conselho de Meio Ambiente, mas entende a importância do mesmo para o município.

A Educação Ambiental está inclusa no cronograma do município, mas a prefeitura entende que precisa de auxílio para tal ação.

Produziram folders para uma iniciativa positiva de incentivar o descarte correto de resíduos, principalmente os entulhos, que hoje são o maior problema do município (móveis, eletrodomésticos, material de construção, etc). Os materiais de construção têm sido usados para manutenção das estradas rurais.

Canas está se vinculando ao ART (Associação Roteiro Turístico) da Fé, no qual estão com ela, mais oito municípios, que incentivam o turismo religioso, assim como ações para a valorização da história e da cultura do lugar. Em 2020 haverá a renovação da concessão da rodovia do entorno, no qual Canas irá requerer a criação de acessos ao município, para estimular o turismo, principalmente o ligado a ART da fé.

broken image