Return to site

Apresentação do Plano de Educação Ambiental da Bacia do Rio Paraíba do Sul marca a volta dos Dedim de Prosa pela Internet.

UMA DAS DATAS ESCOLHIDAS PARA OS ENCONTROS É 22 DE SETEMBRO, QUANDO SE COMEMORA OFICIALMENTE O DIA DO RIO PARAÍBA DO SUL

· Notícias

O dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia do Rio Paraíba do Sul, instituído pela Lei n.º 12.094/2005, é uma das datas escolhidas para a apresentação à sociedade, do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS). O documento contém o plano de ação, diretrizes, prioridades e propostas relacionadas aos recursos hídricos, considerando as iniciativas de educação ambiental e mobilização social, formais e informais, praticadas na Bacia do Paraíba do Sul.

“A data é oportuna para chamar a atenção sobre a importância do Plano e da sua aplicabilidade para o enriquecimento do processo participativo nas políticas públicas de educação ambiental e mobilização social e a preservação e proteção dos recursos hídricos da Bacia. A ideia é que seja um plano exequível e não apenas algo que fique no papel”, afirma Amely Fauser, coordenadora do projeto.

Assim, segundo ela, o CBH-PS terá também elementos fundamentados num Projeto Político Pedagógico – elaborado a partir de três marcos: conceitual, situacional e operacional - para subsidiar seu Plano de Bacias, que também está em processo de elaboração. A apresentação à população será feita em encontros pela Internet denominados de Dedim de Prosa, e também deverá ocorrer no dia 19 de setembro.

PEAMS

Desenvolvido pela equipe técnica do Instituto H&H Fauser, tendo como tomador o Instituto Chão Caipira, a partir de uma demanda induzida da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CETEAMS-CBH/PS) o Plano tem como base um diagnóstico participativo que levantou os dados e informações.

A partir da análise desses dados e detectados os principais problemas, foram definidos quatro eixos que constituem o plano de ação: Políticas Públicas Estruturantes, Educação Ambiental na Educação Formal, Educação Ambiental nos Espaços Educadores e Governança do CBH-PS.

Após ser avaliado e aprovado pelo plenário do CBH-PS, o que deverá acontecer até outubro ou novembro próximos, o documento passará a servir de referência para orientar as ações e políticas públicas a serem desenvolvidas na Bacia, inclusive para a análise e avaliação de projetos a serem submetidos ao financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

QUEM SÃO

Instituto H&H Fauser – Sediado em Paraibuna (SP), tem como objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; a conservação do meio ambiente; a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atua por meio de ações diretas, como programas de capacitação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas suas áreas de atuação, e por meio de apoio a ações de comunidades, de outras organizações da sociedade civil e órgãos públicos.

Instituto Chão Caipira - O Instituto Chão Caipira "Malvina Borges de Faria" é uma organização da sociedade civil criada em 1º de abril de 2010, pelo jornalista, culinarista e pesquisador João Evangelista de Faria, conhecido como João Rural. Seu objetivo é trabalhar pela preservação e fomento da cultura caipira, desenvolvendo eventos, publicações, pesquisas, vídeos e ações de apoio a estudantes e à comunidade. O Instituto Chão Caipira também tem sua sede em Paraibuna (SP).

 

 

INFORMAÇÕES

Assessoria de Imprensa – Instituto H&H Fauser

(12) 99644-5510 – (12) 99708-9240 (Whatsaap)

broken image
broken image